segunda-feira, 16 de abril de 2012

São Carlos inaugura Museu da Tecnologia



Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a Prefeitura de São Carlos inaugurou neste sábado (14), o Museu da Ciência e Tecnologia "Mário Tolentino", às 10h, na Praça Coronel Salles. 

Museu da Tecnologia Mario Tolentino
O espaço apresenta 129 experimentos científicos que ocupam uma área de 1.200 m², simbolizando mais uma fonte de cultura e conhecimento em São Carlos à disposição da população, e ainda com acompanhamento de monitores.

São experimentos de física, divididos em óptica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia, eletromagnetismo, com previsão para expandir seu acervo para outras áreas da ciência. 

O local conta também com um auditório de 56 lugares para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula para ser utilizada pelo professor visitante e uma área para exposições, que trará sempre novidades para o público.

O prefeito Oswaldo Barba destaca a importância de programas que incentivam a cultura e a história de São Carlos. "O Museu Mário Tolentino irá incentivar especialmente crianças e jovens a se atraírem por temas ligados à tecnologia e área das ciências exatas. Nosso objetivo é que os alunos das redes pública e privada tenham a oportunidade de ter aulas práticas de física, química e matemática no local", disse o prefeito.

O projeto para criação do museu surgiu na administração do ex-prefeito Newton Lima, em 2007. A Prefeitura trabalhou em várias frentes para concretizar o projeto, como reservar o espaço físico, captar recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (valor global do projeto: R$ 790 mil, incluindo contrapartida da Prefeitura, abrir processos licitatórios para compras dos equipamentos, executar obras físicas, receber equipamentos, treinar monitores que vão trabalhar no espaço, entre outras ações.

O Museu da Ciência e Tecnologia "Mário Tolentino" está localizado no subsolo da Praça Coronel Salles, no centro da cidade.

Confira galeria de imagens do Museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...