terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De olho no Oscar 2011 [2] Opinião = O Rei gago vencerá o nerd ladrão?

Cena de "O Discurso do Rei" (The King's Speech)
Escrevo antes de saber quem vai ganhar mais indicações ao Oscar, pois estas sairão hoje, no final da manhã. Mas adianto que não vi nenhuma graça no super-estimado "A Rede Social", filme medíocre sobre como Mark Zuckerberg surrupiou a ideia de dois sujeitos na universidade e criou o hoje quase onipresente Facebook.

O filme da temporada para mim é, de longe, "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, seguido de perto pelo thriller aventuresco de Danny Boyle, o aflitivo "127 Horas", história baseada no caso real de um homem que teve de cortar parte do próprio braço para escapar da morte durante uma aventura num canyon nos EUA.

"O Discurso do Rei" teria tudo para agradar mais o público britânico em particular e dizer menos para o resto do mundo. Afinal, já é sabido como os britânicos adoram ver as histórias de sua monarquia na tela. Basta conferir o sucesso do excelente "A Rainha" (2006), de Stephen Frears, que contava o drama pessoal da rainha Elizabeth 2ª durante o episódio da morte de Lady Di. Ou, mais recentemente, o furor com que é acompanhada pela televisão inglesa a série "Tudors". Desde que estreou, em 2007, os ingleses voltaram a debater sua própria história por causa dessa produção. Enquanto aqui se discutem tramas banais como segredo de Gerson, de "Passione", lá as pessoas se perguntaram sobre o verdadeiro legado de Henrique 8º e se Ana Bolena ou Thomas Cromwell mereceram mesmo ser executados. Enquanto isso, na vida real, acompanha-se o romance do príncipe William com Kate Middleton também como um grande evento midiático.

Por essas e por outras o filme de Hooper tinha tudo para ser um sucesso apenas britânico. Mas isso certamente não ocorrerá, pois seus temas são muito mais globais do que podem parecer à primeira vista.

"O Discurso do Rei" conta a história do rei George 6º, pai da rainha Elizabeth 2ª e, portanto, bisavô do príncipe William. Quando o filme começa, Albert (seu verdadeiro nome), ainda Duque de York, é o segundo na linha de sucessão ao trono e tem de falar a uma multidão em um evento público. O resultado é vergonhoso. O tímido príncipe gagueja e o discurso não sai. O desconforto é geral. O papel é interpretado por Colin Firth.

Seu pai, o rei George 5º, está prestes a morrer, e o trono, portanto, seria ocupado pelo irmão mais velho de Albert, Edward. Este, porém, está mais interessado em assuntos mundanos do que virar rei em um período delicado da geopolítica mundial. Estamos em 1936, e a ameaça de um segundo conflito mundial, devido ao fortalecimento do nazismo, é cada vez mais presente.

Morto George 5º, Edward tem um momento de hesitação e decide abdicar para casar-se com uma norte-americana divorciada. Resta a Albert virar rei dos ingleses e líder de seu vasto império de ultramar. Amparado pela mulher Elizabeth (Helena Bonham-Carter) --que conheceríamos até recentemente como a Rainha Mãe (morta em 2002), Albert sobe ao trono, inseguro, titubeante, sem conseguir falar uma frase sem gaguejar, e mortificando-se por isso. Sua nomeação se deu em fins de 1936, e a coroação, em maio de 1937.

Técnicas para curar-se da incômoda gagueira ele já expertimentara todas disponíveis à época, até que cai nas mãos de um terapeuta um tanto alternativo, Lionel Logue (interpretado de modo brilhante por Geoffrey Rush). Albert a princípio não acredita em seus métodos e se mostra desesperançado. Mas, aos poucos, Logue começa a mostrar resultados. Ator frustrado, impõe a seu "paciente" exercícios físicos inusitados, faz Albert cantar e ficar nervoso, vai conseguindo com que, aos poucos, o frágil rei se abra e verbalize seus medos.

Chega, porém, o dia 4 de setembro de 1939, em que George 6º, tem de dar à nação a notícia de que a Inglaterra está de novo em guerra contra a Alemanha. Esse discurso será a prova final de que tem capacidade de liderar o país em tempos turbulentos. E mais do que nunca ele precisa de Logue (quem quiser ouvir o discurso original do rei, a gravação está na íntegra no site oficial do filme:http://www.kingsspeech.com/about.html).

A reconstrução da época é impecável. A Londres deprimida dos anos 30 aparece escura, chuvosa. É uma nação amedrontada pelo fantasma da guerra, da pobreza e do desemprego, mas que começa a desfrutar dos avanços tecnológicos do século 20, como o cinema, e a entusiasmar-se com teatro, musicais e futebol.

O mundo dos súditos da coroa é representado pelo pequeno consultório de Logue. Ali, ele vive com a mulher e dois encantadores filhos adolescentes, que sabem textos clássicos de cor e montam aviões de brinquedo.

Não dá para dizer que se trata de um filme épico, afinal, seu ápice não será uma batalha memorável da guerra ou um fato heroico. É, sim, uma história de superação nada piegas e muito cativante --quem faz análise, por exemplo, verá um pouco de sua relação com seu médico aqui. Revela e explora fragilidades humanas universais.

Os meios ingleses viram no filme uma homenagem ao homem que parecia fraco demais para liderar um país, mas que se mostrou a figura ideal para aquele determinado momento histórico. Em artigo para o "The Observer", Dominic Sandbrook observou: "Quando a guerra começou, em 1939, ele se mostrou um inusitado símbolo de resistência nacional, sua domesticidade, um símbolo daquilo pelo qual a Inglaterra estava lutando. Depois que o Buckingham Palace foi bombardeado em setembro de 1940, suas aparições eram regularmente interrompidas por aplausos da audiência."

A coroa inglesa nos anos 30 governava grande parte do mundo. O Facebook, com seu mais de meio bilhão de usuários hoje parece mais poderoso. Mas eu aposto minhas fichas na história do rei gago em vez de admirar o larápio retratado em "A Rede Social", filme que também em termos de narrativa e edição decepciona.

Mesmo que saia do Oscar sem uma única estatueta, "O Discurso do Rei" já é o grande filme desta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...