terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Duas poesias para embalar o ano novo

Delicie-se com duas poesias inspirativas da professora e poetisa Alice Lima .

Um feliz ano novo para você!


Casa de fazenda

Casa de fazenda,
Que contas tantas histórias,
De um passado tão distante,
Das lágrimas contidas, das amarguras
Das sinhazinhas,
Amores arranjados, dinheiro, ambição e solidão.
Casa de fazenda
Do aroma de café fresquinho
Dos tachos de doces borbulhantes,
servidos
As ceias do luar de outono
Onde mulheres solitárias se sentam a mesa
A esperar o seu dono.
Casa de fazenda,
Onde teus senhores se escondem,
Planejam, escrevem sem piedade, ideias torturantes
Atrás de uma escrivaninha.
Casa de fazenda,
Nos teus arredores, circundavam senzalas,
Cânticos, lágrimas, chibatadas, euforia,
Mas onde estava a alegria?
Casa de fazenda,
As tuas paredes contam tantas histórias,
que é impossível não ficar na memória.


O voo de um pássaro

Como um pássaro.
Lúgubre e reluzente,
Batendo asas na imensidão do céu azul
Tu voaste tão longe...
Tão longe de mim.
O nosso ninho por muito tempo permaneceu intacto,
Eu esperei, sonhei com teu regresso,
Mas não retornastes...
AH! Bem queria eu,
Que estivestes próximo,
Próximo de mim.
Poderíamos juntos novamente olhar para o céu,
Entrelaçar nossas mãos e apontar o dedo para contar as estrelas.
Aninhar-me no teu abraço,
Abraço amigo, paternal, amado...
Mas muitos pássaros voam sem direção
E não retornam ao seu ninho,
Nosso ninho de amor se desfez
Como pela última vez.
Sou um rouxinol, um pássaro cantante
Apaixonada e delirante.
E eu também estou a voar
Buscando um novo ninho encontrar.
Sou alimentada pelas migalhas,
As águas do orvalho eu mesma procuro sorver, aprendi a sobreviver
Voo recordando da tua decisão,
Não encontro resolução,
Mas busco uma direção e
Sei que em Deus está a solução.
Questiono...
Quem me separou de ti
Estou ainda a perguntar,
Não quero arguir...
Tento compreender
E vejo-me a surpreender
Me pego a pensar
E volto a questionar
Deus? Igreja? Família?
Raça? Religião?
Por mais que busco respostas, mais nítida e complexa se torna a resposta
Foi a tua opção, a tua vocação.
E mais dorido para mim em aceitar, fingir e poder repetir constantemente:
“Cumpres tua missão, meu amado irmão!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...